sexta-feira, 6 de agosto de 2010

- Origem:

São aves de origem Européia, encontradas no mundo todo. Segundo a Lei 9605 de 12/02/98 (Artigo 29, parágrafo 3º), são considerados domésticos levando assim qualquer ação de controle que provoque a morte, danos físicos, maus tratos e apreensão, passível de pena de reclusão e inafiançável de até cinco anos.

- Alimentação:

Alimenta-se de sementes, de grãos de vários cereais (trigo, cevada, aveia, milho), de caracóis, insetos e minhocas.


- Ciclo de Vida:


A fêmea tem 5 a 6 ninhadas por ano, em geral de 1 a 2 filhotes, que ficam cerca de um mês no ninho.
Tempo de vida: 3 a 5 anos nos centros urbanos e em condições silvestres pode chegar até 15 anos.


- Identificação:

É fácil distinguir a pomba dos demais pássaros pelas ceromas nasais - carnosidade localizadas na base do bico e recobertas por pele macia. Muito resistente, possui um ótimo sentido de direção, um pombo bem treinado pode voar 1500 km até atingir seu destino. Para constatar a sua presença, os sinais mais comuns são: penas, fezes, barulho em cima da residência ou edifício, ovos e ninhos.


- 3 Fatores que atraem os pombos:

- Alimento: Grãos, ração para animais domésticos, lixo nas ruas.
- Água: Poças d'água, bebedouro de animais, piscinas, caixas d'água, calhas entupidas, entre outras fontes.
- Abrigo: Esse fator representa o mais importante de todos, pois mesmo não tendo água e alimento no local, esse fator acaba atraindo muitos pombos, facilitando a construção de ninhos e procriação, ponto de descanso e visualização de alimentos na redondeza.


- Como podemos ajudar?

* Evitar alimentar os pombos.
* Consertar falhas em estruturas que permitam a nidificação dos pombos.
* Vedar as bordas entre os telhados e a laje para impedir o acesso dos pombos nos espaços.
* Para impedir que os pombos pousem nos parapeitos de janelas, esticar um ou mais fios de “nylon”, presos por ganchos, nas bordas laterais das paredes que circundam o parapeito. Estes fios devem estar a uma altura de 10 cm do parapeito.
* Pombos não gostam de pousar em superfícies inclinadas. Construir um parapeito com inclinação de mais ou menos 45° impede seu pouso.
* Existem no mercado alguns equipamentos para impedir o acesso de pombos, muito deles são importados.
* Quando pombais ou locais freqüentados por pombos forem limpos, deve-se usar máscara ou um pano umedecido na área do nariz e boca e se possível umedecer a área suja antes de se executar a limpeza.



- Controle da Contaminação Ambiental:

* Proteger o nariz e a boca com máscara ou pano úmido e utilizar luvas quando for fazer a limpeza de locais onde estejam acumuladas fezes e ninhos de pombos.

* ANTES E DEPOIS DA LIMPEZA: Umedecer bem as fezes com solução desinfetante a base de cloro (água sanitária diluída em água, em partes iguais) ou quaternário de amônia diluídos em água em partes iguais.

* Impedir o acesso e entrada das aves nas construções, fechando os locais com tela ou alvenaria, após a desinfecção e limpeza do local.

* Proteger alimentos e água do acesso das aves e suas fezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário